TIPAGEM

Como o exame é usado?

A tipagem sanguínea é usada para determinar o grupo sanguíneo de uma pessoa e que tipos de sangue ou derivados de sangue ela pode receber.

Pessoas dos grupos A, B e O produzem naturalmente anticorpos que causam reações graves se receberem por transfusão sangue incompatível. Se uma pessoa Rh-negativa receber sangue (for transfundida) Rh-positivo, ela começa a produzir anticorpos anti-Rh. Estes causarão problemas se essa pessoa voltar a receber outra transfusão de sangue Rh-positivo.

A tipagem do grupo Rh é importante durante a gravidez, porque pode haver incompatibilidade entre a mãe e o feto. Se a mãe for Rh-negativa e o pai for Rh-positivo, o feto pode ser Rh-positivo e a mãe pode desenvolver anticorpos que atravessam a placenta e destroem as hemácias do feto, provocando doença hemolítica do feto e do recém-nascido. Para evitar o desenvolvimento desses anticorpos, a mãe é tratada durante a gravidez e logo após o parto com imunoglobulina anti-Rh, que retira as hemácias fetais da circulação da mãe antes que ela fique sensibilizada e passe a formar anticorpos anti-Rh.

A tipagem sanguínea é usada também para determinar o grupo sanguíneo de doadores de sangue. Todos os bancos de sangue que coletam de doadores classificam o sangue colhido para ser usado de acordo com o grupo sanguíneo do receptor.

Quando o exame é pedido?

A tipagem sanguínea é feita em todo o sangue doado para transfusões e em todas a pessoas que precisam de transfusões ou de derivados de sangeu. Algumas situações em que é necessáiro fazer transfusões de sangue ou derivados:

  • Anemia intensa
  • Cirurgias que envolvem sangramento
  • Traumatismos
  • Perda de sangue excessiva
  • Doenças hemorrágicas, como hemofilia

A tipagem sanguínea é feita em todas as mulheres grávidas, para verificar as que são Rh-negativas. Os bebês de mães Rh-negativas são testados para determinar se a mãe precisa receber imunoglobulina anti-Rh.

 

tipagem1

DutchEnglishFrenchGermanItalianKoreanRussian